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CLA: Conselho dos Laboratórios Associados


Destaques
Parecer da Universidade de Coimbra sobre projecto de Regulamento para a Avaliação e Financiamento de Unidades de I&D salienta posição do CLA (Artº 2)
13-Mar-2013

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Parecer da Rede de História Contemporânea sobre o Regulamento de Avaliação e Financiamento de Unidades de I&D
13-Mar-2013

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Parecer do CRUP sobre o Projeto de Regulamento de Avaliação e Financiamento de Unidades de Investigação - FCT
12-Mar-2013

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Comunicado conjunto do CRUP e do CLA
4-Jan-2013

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Laboratório Associado em Energia, Transportes e Aeronáutica (LAETA)

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O Laboratrio Associado em Energia, Transportes e Aeronutica (LAETA) foi homologado no dia 09 de Outubro de 2006 pelo Ministro da Cincia, Tecnologia e Ensino Superior. O LAETA um consrcio liderado pelo Instituto Superior Tcnico, com 8 Unidades de Investigao e 210 Doutorados:

A) Instituto Superior Tcnico
1 — Instituto de Engenharia Mecnica (IDMEC/IST)
2 — Centro de Cincias e Tecnologias Aeronuticas e Espaciais (CCTAE/IST)
B) Instituto de Engenharia Mecnica (IDMEC/FEUP)
3 — Unidade de Concepo e Validao Experimental
4 — Unidade de Integrao de Sistemas e Processos Automatizados
5 — Unidade de Estudos Avanados de Energia no Ambiente Construdo
C) Instituto de Engenharia Mecnica e Gesto Industrial (INEGI)
6 — Mecnica Experimental e Novos Materiais
7 — Novas Tecnologias e Processos Avanados de Produo
D) Associao para o Desenvolvimento da Aerodinmica Industrial (ADAI)
8 — Laboratrio de Aerodinmica Industrial
A Comisso Executiva do LAETA composta por:
Prof. Carlos Mota Soares (IDMEC/IST), Presidente
Prof. Antnio Augusto Fernandes (IDMEC/FEUP)
Prof. Joaquim Silva Gomes (INEGI)
Prof. Domingos Xavier Viegas (ADAI)
Prof. Luis Braga Campos (CCTAE/IST)
Prof. Jos Carlos Pereira (IDMEC/IST)

"The mission of LAETA is to set-up a research and development network with engineering know-how in all fields contributing to transports and energy and aerospace that will promote partnerships with SME's, European consortiums, national and international entities involved in regulation and standardization and public and private institutions involved in R&D in order to transfer new technologies, to implement new engineering procedures of project, design, manufacturing and testing of products and to promote the dissemination of knowledge and the education and training of technicians and engineers to overcome existing lacks in education and to acquire new competences."